Com Jesus tudo fica muito melhor

Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens

18/06/10

Projeto "Dia do amigo"

Projeto "Dia do Amigo"

Nesta altura do ano letivo, as crianças já se adaptaram ao convívio escolar e estão integrados ao universo que o envolve.Nesta perspectiva, esse projeto objetiva valorizar conceitos e princícpios importantíssimos ao convívio humano que é a socialização com o outro.

Como a escola é um espaço de apropriamento ao conhecimento elaborado, onde têm-se contato com as multiplicidades principalmente étnicas, neste projeto onde cada aluno deverá trazer um colega do seu convívio domiciliar, esse aspecto é relevantemente trabalhado e as regras de boas maneiras sociais gerais são assim estabelecidas de forma mais prática.

Nesta semana que se comemora o dia do amigo é importante que haja um trabalho em torno do respeito à diversidade e além do que isso, a convivência com ela, de forma humanizada.

Então funciona assim...

Durante toda a semana são elaboradas atividades relacionadas à valorização do seu próximo.É elencado a importância de se viver em comunidade dentro da nossa sociedade.

Abaixo estão relacionadas algumas dessas atividades que podem ser trabalhadas em qualquer faixa etária, afinal, quanto mais cedo desenvolver valores melhores cidadãos a escola formará.Vamos lá:
  • Pedir que os alunos formulem ou pesquisem frases sobre amizade;

  • Confeccionar um mural com as fotos dos alunos e pedir que outro aluno deixe uma mensagem ou dedicatória para aquele da foto(é legal fazer sorteio);

  • Promover um espaço na sala de aula ou em qualquer outro local da escola onde os alunos possam ir e vir frequentemente, pode ser a biblioteca por exemplo, e desenvoler a brincadeira "Meu amigo Anjo" ( ou meu amigo oculto), onde os alunos deixarão mensagens ou até mesmo brindes para seus amigos ocultos, vai da imaginação da garotada!Neste caso, estipula-se um dia para as apresentações;

  • Vale também apreciar a parte teórica com pesquisas sobre o tema.É muito legal o lado filosófico deste assunto promovendo assim uma interdisciplinariedade;

  • Um passeio para integração dos alunos também é uma boa alternativa.Aqui na Grande Vitória/E.S temos muitos lugares bacanas como o Horto em Maruípe e Pedra da Cebola(Vitória) para um pique-nique ou gincana;

Dependendo do interesse dos alunos muitas outras ideias vão fluindo e esse projeto pode até durar bem mais que uma semana apenas.

Esse tipo de projeto visa promover a solução para problemáticas que muitas escolas sofrem, como a violência e o bulling (ofensa a uma pessoa nas escola), por exemplo.

Culminância...

Com todas as atividades concluídas, nada melhor que colocar em prática tudo aquilo aprendido e apreendido nesse contexto e marcar uma data para uma grande festa onde cada aluno deverá trazer um colega para as dependências da escola.
Na educação infantil, é bom tornar essa oferta mais atrativa com cama elástica, pipoca, algodão doce...

Já no ensino fundamental e até mesmo no ensino médio, o interessante é reunir as opiniões dos próprios alunos sugerindo atrativos que mais agradam.

Se a escola não tem verba para arcar com as dispesas, a ideia é realizar uma festinha american, onde cada uma traz um pouquinho e noi final acab sempre multiplicando.Assim também é trabalhado os conceitos vistos durante o projeto.

Abaixo algumas atividades para xerocar:

(Figuras do site: Super Collorings)



















Até a próxima...

Nenhum comentário: