Com Jesus tudo fica muito melhor

Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens

21/09/2009

♥Reconto da história "A lagarta trituradora":



Recontando uma história:

Este método é muito interessante e nos ajuda a perceber se as crianças prestaram o devido interesse,além de trabalhar a interpretação textual desde cedo...afinal minha turminha tem "dois" aninhos!
O reconto trata-se de um resumo da história relatada pelos alunos onde o professor pode reconstruir com seus alunos trabalhando regras gramaticais e coesão.


No caso dos meus alunos eu não apliquei nehuma regra para preservar a fala da criança.Lembrando que o meu objetivo é somente avaliar o interesse e interpretação.
Para quem está na fase da alfabetização é legal aplicar esse método para que os alunos tenham a percepção da estrutura textual.
No Ensino fundamental auxilia nas produções de texto,desenvolvendo a criatividade e despertando o gosto literário além de ajudar no bloqueio que certas crianças têm em produzir textos.


É importante destacar que o reconto pode ser realizado de várias maneiras,inclusive mudando o final da história ou trazendo-a para a atualidade,fica bem legal quando os alunos dão asas a imaginação!!


Aqui fica então a dica!!



Reconto da história:




"A Lagarta trituradora"







Procedimento:

  • Contação da história;

  • Conversa informal;

  • Debate;

  • Re-contação da história com a nova versão ou interpretação (coletiva ou individual).

P.S.:No meu caso foi através de texto coletivo.


Além das crianças elaborarem o texto confeccionaram "lagartinhas" de massinha de modelar , que foram fixadas no cartaz...Gracinha né!!



Nenhum comentário: