Com Jesus tudo fica muito melhor

Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens

28/09/2009

Projeto de Literatura:

Projeto de Literatura:




A Lagarta Trituradora:

Os projetos de literatura tem como principal objetivo integrar a família ao "conteúdo" escolar e torná-la mais participante ativa,pois ela é responsável direta pelo interesse da criança no material que é enviado para casa.


No projeto da Lagarta Trituradora, confeccionamos:
  • Nossa mascote A Dona Lagarta:


Com a participação das crianças enchemos a lagarta com jornal amassado:

Passando as "regrinhas":


  • Elaboramos uma pastinha contendo livro de registros da criança e do adulto:

  • Dentro da pasta junto ao livro de registros vai também o livro da história:

  • Por ultimo um estijinho contendo materiais necessários tanto para os registros da criança quanto o registro do adulto.

O livro de registros vem explicando sobre o projeto e como deve ser tratado o material dando dicas de como aproveitar esse momento com a criança.Vejamos como ficou o interior deste livro:



POR: LINDA, NILDA, ROSIMERE E VERA
Baseado no projeto: ”FAMÍLIA&ESCOLA”





PROJETO PEDAGÓGICO LITERÁRIO


“A LAGARTA TRITURADORA”


A lagarta trituradora é um livro de Sheridan Cain e Jack Tickle, da editora Ciranda Cultural, que relata a parábola de uma lagarta que queria voar e tem um enredo fascinante em sua história contando como vale à pena sonhar.
Esse título proporciona diversos estímulos e vem de encontro ao interesse de nossas crianças do berçário II por se tratar de um bichinho como protagonista fictício.
Com base no projeto pedagógico em desenvolvimento na unidade de ensino: “FAMÍLIA&ESCOLA”, o projeto “A Lagarta Trituradora” tem por principal objetivo despertar valores sociais significativos para a construção da identidade dentro da família e da escola, além de despertar o gosto pelo universo literário levando-a conhecer, manusear e distinguir os livrinhos de historinhas das demais manifestações escritas.
Para que esse projeto tenha êxito contamos com a colaboração dos responsáveis em participar desse momento tão importante com a criança e colabore respeitando as regrinhas para que as próximas crianças que participarão possam também desfrutar.






NOSSAS REGRINHAS COM O MATERIAL, O LIVRO DE HISTÓRIA E A PASTA SÃO:


  • MANUSEAR COM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO;

  • NÃO PODE RASGAR, DANIFICAR OU RASURAR;
  • CUIDAR PARA QUE NÃO MOLHE OU SUJE;

  • A EXPRESSÃO DA CRIANÇA DEVE ATER-SE SOMENTE NO LOCAL INDICADO.

    Nós confiamos nos seus cuidados!

Aos responsáveis:



A pasta contém materiais que fazem parte de um conteúdo programático:
§ Livro: “A Lagarta Trituradora”
§ Caderno de Registros (da criança e do adulto);
§ Estojo com lápis de escrever, lápis de cor, apontador, borracha e caneta esferográfica azul.





Instruções:


Como esse projeto é interativo entre a família e a criança deve ser reservado um momento para que haja a leitura da historinha,onde a criança fará sua participação (contando,imitando,etc.).
Depois de explorar esse momento é interessante que o adulto relate como foi à participação da criança no espaço de “registro do adulto”.
O espaço de “registro da criança” é destinado a expressão livre dela sobre a história, porém,supervisionada pelo adulto.
O estojo é para ajudar nos registros.




“Uma nação se constrói com homens e livros”
Monteiro Lobato








(AS FOLHAS PARA REGISTROS):



Data:______________Entregar:_____________

REGISTRO DO ADULTO:

NOME DO ADULTO:__________________________

DATA:___________________________________________________

Como foi a participação da criança:


[Espaço para registro]


Sua sujestão é importante para o nosso projeto:

[espaço para registros]





REGISTRO DA CRIANÇA:

NOME DA CRIANÇA:______________________________________

Desenhe o que mais gostou na historinha:

[Espaço para registro]

Frase de incentivo:

Com você a nossa escola fica mais feliz!!





Nenhum comentário: