

- AS DIGITAIS:
- AS MÃOS:
- OS PÉS:
- CORPO INTEIRO:
[EM BREVE FIGURAS/FOTOS E EXPLICAÇÃO]

Coleguinhas sitam-se a vontade! Este blog é nosso!!!
A Lagarta Trituradora:
Os projetos de literatura tem como principal objetivo integrar a família ao "conteúdo" escolar e torná-la mais participante ativa,pois ela é responsável direta pelo interesse da criança no material que é enviado para casa.
Aos responsáveis:
A pasta contém materiais que fazem parte de um conteúdo programático:
§ Livro: “A Lagarta Trituradora”
§ Caderno de Registros (da criança e do adulto);
§ Estojo com lápis de escrever, lápis de cor, apontador, borracha e caneta esferográfica azul.
Instruções:
Como esse projeto é interativo entre a família e a criança deve ser reservado um momento para que haja a leitura da historinha,onde a criança fará sua participação (contando,imitando,etc.).
Depois de explorar esse momento é interessante que o adulto relate como foi à participação da criança no espaço de “registro do adulto”.
O espaço de “registro da criança” é destinado a expressão livre dela sobre a história, porém,supervisionada pelo adulto.
O estojo é para ajudar nos registros.
“Uma nação se constrói com homens e livros”
Monteiro Lobato
(AS FOLHAS PARA REGISTROS):
Data:______________Entregar:_____________
REGISTRO DO ADULTO:
NOME DO ADULTO:__________________________
DATA:___________________________________________________
Como foi a participação da criança:
[Espaço para registro]
Sua sujestão é importante para o nosso projeto:
[espaço para registros]
Frase de incentivo:
Com você a nossa escola fica mais feliz!!
P.S.:No meu caso foi através de texto coletivo.
Além das crianças elaborarem o texto confeccionaram "lagartinhas" de massinha de modelar , que foram fixadas no cartaz...Gracinha né!!
A rodinha é uma forma de todos visualizarem o livro e torna a história mais "atrativa".
Reconto da história:
Este método é muito interessante e nos ajuda a perceber se as crianças prestaram o devido interesse,além de trabalhar a interpretação textual desde cedo...afinla minha turminha tem "dois" aninhos!
O reconto trata-se de um resumo da história relatad a pelos alunos onde o professor pode reconstruí-lo com seus alunos trabalhando regras gramaticais.No caso dos meus alunos eu não apliquei nehuma regra para preservar a fala da criança.Lembrando que o meu objetivo é somente avaliar o interesse e interpretação.
Para quem está na fase da alfabetização é legal aplicar esse método para que os alunos tenham a percepção da estrutura textual.
No Ensino fundamental auxilia nas produções de texto,desenvolvendo a criatividade e despertando o gosto literário.É importante destacar que o reconto pode ser realizado de várias maneiras,inclusive mudando o final da história ou trazendo-a para a atualidade,fica bem legal quandi os alunos dão asa a imaginação!!
Aqui fica então a dica!!
Link-Me