Com Jesus tudo fica muito melhor

Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens

17/03/2010

♥ A importância da "rodinha" em cinco tópicos


"A Rodinha"





Todos sabem que fazer a rodinha no inicio da aula é importante, mas você sabe realmente porquê?!


☺Iniciativa...


Eu decidi postar uma espécie de artigo que auxilia os meus leitores, principalmente os pais que me acompanham, entederem melhor esse momento tão sublime da aula.


Vou dividir alguns tópicos que esse período estimula no desenvolvimento escolar-social infantil e falar um pouquinho a cerca deles.


☺1º tópico:


Na rodinha é importante que a professora fique na "altura" dos seus alunos, se estão no chão, se estão sentados em cadeiras ou em pé, a professora deve acompanhá-los.


Isso é importante porque propõe uma relação afetiva e de confiabilidade, demosntranto o "interesse" em saber o que a criança tem para falar, que por sua vez, aprende o que a professora tem a ensinar havendo uma reciprocidade.Nessa hora são passados os assuntos informais:o que vamos estudar hoje, etc...


☺2º tópico:


É trabalhada a socialização onde todos precisam entrar em um concenso para que a rodinha vire um círculo.


Além dessa colocação a socialização também é estimulada através das musiquinhas que são cantadas com essa finalidade , como a do Zé bochecha, por exemplo. Essa musiquinha pode ser conferida no nosso "musicário"...




☺3º tópico:


Como esse momento é reservado a prática da conversação, a questão da timidez e introversão também é abordada e bem trabalhada.Geralmente as crianças que sofrem com esse transtorno se sentem mais seguras nessa hora para se expressarem, pois, vêm seus coleguinhas participando e assim se sentem com mais liberdade.


☺4º tópico:


A oralidade é uma das áreas mais atingida neste período.Sua prática é bem aplicada através das musiquinhas que ajudam até ampliar o vocábulo da criança.



☺5º tópico:

Controle de lateralidade, tempo e espaço, além de expressões corporal e sentimental.

Essas áreas são de uma certa forma interligadas e nessa fase da Educação deve ser trabalhada com brincadeiras e muita ludicidade, e nada mais sugestivo que a rodinha para tornar esse momento de estímulo mais eficaz.

Enfim, esse momento talvés não seja dado como importante na aula, mas é um período que estimula e desenvolve muitas áreas que na primeira fase escolar são muito importantes.


☺Mas como funciona a rodinha ?

É claro que assim como não existe fórmula para dar aula, também não existe fórmula para que a rodinha funcione da mesma forma em todas as unidades de ensino,mas eu tenho um roteirinho que pode ajudar:
  1. Sentar as crianças em rodinha para que se visualizem;

  2. É realizada a oração feita pela professora ou um aluno (que pode mudar a cada dia dando oportunidade a todos);

  3. Observamos o tempo (meteorologia) hoje, se tiver um cartaz do tempo ou calendário deve-se preenchê-lo nesta hora (neste blog existem exmplos de calendários em E.V.A para confeccionar);

  4. Cantamos a canção do dia (ver aletra da música no musicário);

  5. Contamos as novidades;

  6. São passados informativos;

  7. cantamos várias musiquinhas, como : chegando na nossa escola, o sapo não lava o pé, tinha uma casinha, etc. (confira no musicário);
  8. Contamos quantos somos hoje.

☺Espero que esse artigotenha "iluminado" um pouco e até a próxima!





Nenhum comentário: