Recontando uma história:
Este método é muito interessante e nos ajuda a perceber se as crianças prestaram o devido interesse,além de trabalhar a interpretação textual desde cedo...afinal minha turminha tem "dois" aninhos!
O reconto trata-se de um resumo da história relatada pelos alunos onde o professor pode reconstruir com seus alunos trabalhando regras gramaticais e coesão.
O reconto trata-se de um resumo da história relatada pelos alunos onde o professor pode reconstruir com seus alunos trabalhando regras gramaticais e coesão.
No caso dos meus alunos eu não apliquei nehuma regra para preservar a fala da criança.Lembrando que o meu objetivo é somente avaliar o interesse e interpretação.
Para quem está na fase da alfabetização é legal aplicar esse método para que os alunos tenham a percepção da estrutura textual.
No Ensino fundamental auxilia nas produções de texto,desenvolvendo a criatividade e despertando o gosto literário além de ajudar no bloqueio que certas crianças têm em produzir textos.
Para quem está na fase da alfabetização é legal aplicar esse método para que os alunos tenham a percepção da estrutura textual.
No Ensino fundamental auxilia nas produções de texto,desenvolvendo a criatividade e despertando o gosto literário além de ajudar no bloqueio que certas crianças têm em produzir textos.
É importante destacar que o reconto pode ser realizado de várias maneiras,inclusive mudando o final da história ou trazendo-a para a atualidade,fica bem legal quando os alunos dão asas a imaginação!!
Aqui fica então a dica!!
Reconto da história:
"A Lagarta trituradora"
Procedimento:
- Contação da história;
- Conversa informal;
- Debate;
- Re-contação da história com a nova versão ou interpretação (coletiva ou individual).
P.S.:No meu caso foi através de texto coletivo.
Além das crianças elaborarem o texto confeccionaram "lagartinhas" de massinha de modelar , que foram fixadas no cartaz...Gracinha né!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário