PROJETO "A LAGARTA TRITURADORA"
POR: PROFª LINDA
Com base no projeto pedagógico em desenvolvimento na unidade de ensino: “FAMÍLIA&ESCOLA”, o projeto “A Lagarta Trituradora” tem por principal objetivo despertar valores sociais significativos para a construção da identidade da criança dentro da família, além de despertar o gosto pelo universo literário levando-a conhecer, manusear e distinguir livrinhos de historinhas das demais manifestações escritas.
Identidade e autonomia:
Respeitar o coleguinha e seu espaço trabalhando o egocentrismo e individualismo;
Estimular a cooperação;
Desenvolver a expressão pela fala;
Trabalhar o autodomínio;
Construir conceitos e identificar características na identidade da criança;
Inserir qualidades e um caráter social.
Artes visuais:
Estimular as diversas áreas que envolvem a motricidade da criança com trabalhinhos manuais;
Desenvolver habilidades e coordenação com materiais alternativos e convencionais;
Proporcionar momentos de construções coletivas e individuais de objetos para exposições intra e extraclasse;
Manusear materiais escolares, sua utilização e conservação;
Explorar imagens, quadros, etc. que envolvam o tema família para que a criança identifique seu lugar e função dentro dela.
Movimento:
Trabalhar noções de espaço físico: lateralidades;
Desenvolver a confiança nos próprios movimentos e capacidades motoras reproduzindo movimentos como o da lagarta, por exemplo;
Dramatizar a história em suas diversas expressões como encenações, reconto, teatros, etc.
Música:
Desenvolver o ritmo;
Diferenciar o som e o silêncio;
Distinguir música de citações;
Diferenciar alguns sons cotidianos;
Linguagem oral/escrita:
Estimular a pronuncia de palavras e aumentar a capacidade do vocabulário;
Nomear oralmente os personagens da trama;
Identificar ou fazer a correspondência de algumas letras/palavras de acordo com o conteúdo.
Natureza e sociedade:
Identificar os amigos da lagarta;
Reconhecer os coleguinhas da classe e seus respectivos nomes;
Explorar o local onde se passa a historia;
Conhecer e diferenciar a escola e o ambiente familiar;
Regrar o convívio social;
Estimular a boa alimentação;
Habituar a higienização em suas respectivas rotinas;
Ampliar a rotina da sala introduzindo outras atividades para estimulação;
Reforçar a relação escola&família com subprojetos.
Matemática:
Trabalhar a cor verde inicialmente;
Seqüenciar as cenas da historia;
Conhecer o círculo como figura geométrica;
Desenvolver algumas conceituações matemáticas: Muito-pouco, grande-pequeno, cheio-vazio, etc.;
Contar oralmente e realizar correspondências com materiais concretos.
ETAPA nº 01:
A rodinha é uma forma de todos visualizarem o livro e torna a história mais "atrativa".
Reconto da história:
Este método é muito interessante e nos ajuda a perceber se as crianças prestaram o devido interesse,além de trabalhar a interpretação textual desde cedo...afinla minha turminha tem "dois" aninhos!
O reconto trata-se de um resumo da história relatad a pelos alunos onde o professor pode reconstruí-lo com seus alunos trabalhando regras gramaticais.No caso dos meus alunos eu não apliquei nehuma regra para preservar a fala da criança.Lembrando que o meu objetivo é somente avaliar o interesse e interpretação.
Para quem está na fase da alfabetização é legal aplicar esse método para que os alunos tenham a percepção da estrutura textual.
No Ensino fundamental auxilia nas produções de texto,desenvolvendo a criatividade e despertando o gosto literário.É importante destacar que o reconto pode ser realizado de várias maneiras,inclusive mudando o final da história ou trazendo-a para a atualidade,fica bem legal quandi os alunos dão asa a imaginação!!
Aqui fica então a dica!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário