PL no berçário:
Idade 6 a 18 meses
Queridas Profs, em primeiro lugar é normal o desespero ao se deparar com essa idade, principalmente para as profissionais que estão acostumadas a trabalhar com idades mais avançadas como 4 e 5 anos...
em primeiro lugar não desanime, arregasse as mangas e vamos ao trabalho!
A primeira dica é desacelerar o "SEU" rítmo!
Essa idade tem o seu próprio rítmo e deve ser respeitado. As vezes preparamos atividades e mais atividades, sendo que para essa idade, o ideal é preparar uma atividade a ser realizada por cada um de cada vez. Inclusive a palavra cada um será bem usada nessa etapa!
O dia no berçário é voltado a brincadeiras, muita oralidade, músicas e principalmente o trabalho com o tato.
A criança nessa idade é bastante estimulada quando trabalhamos essas áreas, e a todo momento é propício ao ensino, lembrando que essa idade tudo lhe é ensinado, portanto , xô desânimo... alegre-se pois tudo o que você ensinar à sua criança será uma boa parte da formação que terá para o resto da vida!
Outra dica é que criança do berçário aprende sentindo, tocando, participando, se você é um professor que tem o hábito de comando somente por voz, reeduque-se para aprender a falar e tocar. Geralmente a criança nessa idade entende mais precisa do seu toque para assimilar.
é um erro pensar que a criança pequena não entende o pode ou não pode, uma das coisas que elas aprendem mais rápido é o sim ou não, tanto que ao dizermos não elas dão um sorriso esparando que mudemos a posição, mas sejamos firmes.
As frases devem ser curtas e diretas, por exemplo: Pedro, não pode! ( toque a mão da criança mostrando o que não pode).
Mas, o toque é um estímilo, pelo amor de Deus, não entendam errado!!!!
As vezes é necessário tirar a mãozinha da criança daquilo que não pode, fazendo uma expressão que desaprova tal atitude.
Quando a criança passar a obedecer , o que deve demorar um tempo, parabenize-a!
A formação de bons hábitos nessa idade é trabalhada dia a dia, não se esqueça!
Quando for planejar atividades para o ber~´ario lembre-se que o maior aprendizado nessa idade é através do tato ok!
Para crianças ainda de colo, o caso de seis meses à um ano, o estímulo pelo tato se dá por objetos grandes cujo pode ser trabalhado de forma sistemática e contínua a "acondicionar" o que deve ser aprendido, por exemplo, ensinar como usar alguns objetos : o lápis é para escrever, a bola é para brincar...Isso deve ser ensinado por um tempo e não um dia só, lembra-se que mensionei que a criança tem o seu rítmo. Depois individualmante, trabalhe as crianças naquilo que foi ensinado.
Qualquer material a ser trabalhado com essa idade deve ter o tamanho grande o bastante que não passe pela boca, mas também pequeno o suficiente para que elas consigam pegar em suas mãozinhas pequenas.
Agora, para crianças que já possuem equilíbrio ou andam, o trabalhinho fica por conta dos estímulos corporais e externos ao seu corpo, como objetos que fazem barulho, por exemplo.
Agora chega de preliminares e vamos à atividades:
1º trimenstre:
Essa é a época do CHORO, estão acostumando ainda com a escola, e as mães também!
O acolhimento vai demorar mais ou menos esse tempo, pois é normal uma criança não chorar no primeiro dia e resolver chorar o resto da semana! Calma profs, no berçário o choro será como música para seus ouvidos... Aprenda a ouví-lo e não se chatear.
O principal remédio para choro é a fala mansa da professora e sua auto confiança, isso vai fazer com que seu aluno sinta tranquilidade e equilíbrio em você, assim logo logo vai se acostumar com a escola.
2º trimestre:
Depois que o choro passou...(As atividades sempre no chão)
♥Acender a lanterna mirando no chão para que as crianças tentem pegar a luz;
♥Fantoches modificando a sua voz para imitar os personagens;
♥Estimular o abraço logo logo que for possível (para evitar o recurso da mosdida que será um problema mais tarde);
♥Arrasta o cobertor com a criança "devagar", deslizando a criança no chão (ela aprenderá se equilibrar);
♥Deixar a criança arrastar brinquedinhos ou cadeirinhas (Equilíbrio também);
♥Assistir TV para estímulo com a linguagem;
♥Reflexo no espelho com musicas que falam do corpo (musicas curtas);
♥Esconde-objetos embaixo do pano;
3º trimestre:
♥trabalho com tinta e pincel "batidor" tamanho grande em folha de papel cenário;
♥Amassar bolinhas de jornal;
♥Pegar balão de soprar pelo ar;
Vi algumas fotos na internet muito legais de ideias para arrumação de sala e atividades para o berçário, fique ligado pois os respectivos endereços estão abaixo das fotos ok!
PEGADAS COM TEXTURA:
♥Pegar balão de soprar pelo ar;
Vi algumas fotos na internet muito legais de ideias para arrumação de sala e atividades para o berçário, fique ligado pois os respectivos endereços estão abaixo das fotos ok!
PEGADAS COM TEXTURA:
AMASSAR BOLINHAS DE JORNAL:
http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2008/10/sugestes-para-berrio.html
http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2008/10/sugestes-para-berrio.html
MATA MOSCA COM BEXIGA:
CAIXA DE PAPELÃO E BRINQUEDOS:
BOLICHE:
MÓBILE RECICLÁVEL:
http://ceiterezaaugsburger.blogspot.com.br/2011/02/mobili-bercario.html
FOTO NA TAMPA:
http://umeisaovicente.blogspot.com.br/2009/11/5-mostra-cultural-da-umei-sao-vicente.html
MAIS ATIVIDADE COM BEXIGA:
http://cmeirosemarypelissari.blogspot.com.br/2010/06/vejam-nossos-bebes-fazendo-atividades.html
MAIS BAMBOLÊS:
http://www.brafil4.com.br/servidor/saocamilosocial/conteudo/noticias_leitura.asp?Codigo_recebe=193
BANDINHA MARCIAL:
http://paulinha30professora.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html
BALDINHOS:
http://ceinamirazattar.blogspot.com.br/2010/12/atividades-bercario-i_1039.html
PISCINA:
http://www.ibvida.com.br/ds?action=FIVE&item=2
BOLINHAS DE SABÃO:
http://www.ivoti.rs.gov.br/semec/index.php?idTela=4&idNoticia=210
BARULHOS:
http://ceitiaflor.blogspot.com.br/2012/03/mais-atividades-do-bercario.html
CORES:
http://saocamilosocial.com/materias/materia403.html
PASSANDO POR BAIXO ASSIM:
http://aconchegodacrianca.wordpress.com/2012/07/28/atividades-do-bercario/dsc02987/
OU ASSIM:
http://www.brafil4.com.br/servidor/saocamilosocial/conteudo/equipamentos_leitura.asp?Codigo_recebe=36
ESPERO TER AJUDADO!
PROFª LINDA.
17 comentários:
GOSTEI E AMPLIOU MEU CONHECIMENTO. GRATA!
Apaixonei pelo seu blog Linda!!
Tbm sou professora de Educação infantil e este ano vou estar no berçário.. já estive outros anos , mas é sempre bom estar se reciclando né... Estou levando muitas ideias paa a minha equipe!
Bjus e obrigada!
Érica Machado
Olá Linda! Amei seu blog, ótimo trabalho. Obrigada por partilhar tão boas ideias. Saúde, eucesso, sempre!!
parabéns!
prof. criativa, peço que continue compartilhando suas ideias e que DEUS continue te prosperando em sabedoria.
michelle.scarvalho2010@gmail.com
beijos.
Foram os melhores conselhos que eu já li em qualquer lugar! Muito obrigada! Vou passar para minhas companheiras de trabalho e guardar para mim mesma como estímulo e "ponta pé" para fazer outras coisas! Obrigada!
Ajudou sim, adorei :)
Obrigada
Amei seu trabalho! Parabens!! LIndo e lindo!!!!
MUITO INTERESSANTE, ATIVIDADES BEM ESTIMULANTE PARABÉNS!!!
Parabens Seu Blog me Ajudou muito e eu tambem sou professora de Educaçao infantil Bjjs ProfªNadja
PARABENS, AMEI SEU BLOG . ME AJUDOU A DAR UM DIRECINAMENTO AS MINHAS AULAS NA VIDA CRISTÃ E NA VIDA SECULAR.
DEUS TE ABENÇOE E OBRIGADA.
MARIA APARECIDA.
olá meu nome é Paola e acabei de me formar e comecei a lecionar já de cara num berçário, a apenas 2 dias... estou assustada pq não sei que atividades fazer; vou consultar este site sempre que tiver dúvidas, adorei tudo,espero que dê tudo certo,meus agradecimentos até!!!
Amei! Muuuuuito obrigada por compartilhar seus conhecimentos!
Oi Linda... adorei seu blog porém não consegui acessar as atividades. ..diz que nao tenho um convite. .. pq acontece isso?
Linda! Obrigada por compartilhar dessa riqueza 💎..parabéns..
Amei seu Bogle um grande abraço
vou usar essas dicas no período integral zona norte sp, muito obrigada, ajudou na minha rotina
ótima abordagem, ideal para os pais do alunos do berçario zona norte sp, execelente post
Postar um comentário