Com Jesus tudo fica muito melhor

Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens

29/04/2011

Educação Infantil



Plano de Curso para Educação Infantil



BREVE INTRODUÇÃO...


De acordo com minha experiência em Educação Infantil, estarei postando Planos de Curso para cada turma que vai do berçário (2 anos) até o pré (5 anos).


Devido à nova lei, a Educação Infantil passa abranger crianças de até 5 anos ok!

Algumas nomenclaturas foram adaptadas para essas turminhas, como:



Nome Antigo:

Berçário I (1 ano)

Berçário II (2 anos)

Maternal (3 anos)
Jardim (4 anos)

Pré (5 anos)

Classe de Alfabetização (6 anos)


Novo Nome:

De acordo com a idade dá-se o número romano, e todas as turmas passam se chamar INFANTIL, então fica assim...


INFANTIL I (1 ano)
INFANTIL II(2 anos)

INFANTIL III (3 anos)

INFANTIL IV (4 anos)

INFANTIL V (5 anos)


OBS.: Não existe mais a idade de 6 anos na Educação Infantil, que passou para o Ensino Fundamental com o nome de 1º ano do Ensino Fundamental I.


Ensino Fundamental I :

1º ANO (Antiga Classe de Alfabetização) - 6 anos de idade

2º ANO ( Antiga 1º série) - 7 anos

3º ANO ( Antiga 2º série) - 8 anos

4º ANO ( Antiga 3 série) - 9 anos

5º ANO (Antiga 4º série) - 10 anos


Ensino Fundamental II :

Segue na continuação do ensino fundamental I até 9º ano (Antiga 8º série) 14 anos, ok!

A lei agora passa tornar obrigatório o ensino de crianças com seis anos até os quatorze anos de idade, sob pena legal aos pais/responsáveis.

Explicação...


Primeiro gostaria de estar explicando o que é um plano de curso, como meu blog também é acessado por professoras em formação/recém formadas e até mesmo pais, vou dar uma prévia do que é esse termo.


Bem, Plano de Curso é uma espécie de pré-planejamento do que vai ser trabalhado durante o ano letivo ou o primeiro/segundo semestre letivo.


Nele são propostos conteúdos que serão desenvolvidos mensalmente, abrangendo os projetos pedagógicos, passeios, datas comemorativas a serem trabalhadas, festas, etc.


As atividades não entram no plano de curso, por ser algo muito variável de acordo com o desenvolvimento da turminha, para isso eu particularmente faço um portfólio com várias atividades legais para determinado conteúdo.


Existe também o Plano de Ação, onde antes do ano letivo iniciar faz-se uma reunião geral com professores, pedagoga, direção, dono da instituição(caso escola particular), etc. para determinar as datas prováveis de projetos e eventos escolares como festas e passeios realizados por toda escola.Também são estabelecidos nesse tipo de plano as lembrancinhas para as datas como Dia das mães, por exemplo.


A escola então é organizada mais ou menos dessa forma!


Agora aguardem a postagem dos Planos de Curso em breve...


Espero ter ajudado,

Lindsay.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho uma filha que desde a mais tenra idade, estuda mediante a prática construtivista. Hoje encontra-se com sete anos e cursa o segundo ano em uma escola de educação infantil "O Pequeno Príncipe". Noto que ela é muito cirativa! Gostaria de saber de você, como especialista na área da educação infantil, o que achas do método construtivista.
RUI RICARDO RAMOS.
http://rrsomar-blogdorui.blogspot.com/

Anônimo disse...

Encontrei o seu blog quando buscava saber mais sobre o que deve ser ensinado no 1º ano (antigo pré), pois tenho uma filha que fez 6 anos agora em junho e ela está odiando a escola. Ela gostava muito da creche, porém, quando ela chegou a nova escola, ela não teve uma boa recepção, ou seja, eles não permitiram aquela fase de adaptação onde nos permite entrar com os filhos até a fila para que eles se acostumem com o ambiente. O diretor me fazia deixá-la no portão e quando ela chegava no patio, voltava correndo, pois parecia entrar em pânico ao se deparar com tanta criança e ela não conseguia nem encontrar sua fila! Eu vejo que na tarefa dela já esta sendo dado desenhos e um espaço para que eles escrevam o nome ao lado e estou achando isso impróprio para a idade. Eu sei que algumas crianças estão conseguindo fazer, talves por conta do ensino que já haviam tido anteriormente mas as que ainda não tinham tido essa mesma oportunidade (como a minha filha) estão tendo dificuldade! O que eu faço? Já pensei em tirá-la da escola neste anos, mas ja estamos no meio do ano! Observei também uma certa falta de capacidade nos professores, pois minha filha não gosta de ir nos dias que tem aula de artes (que deveria ser adorável), ela me diz que a professora às vezes esta bem e de repente esla parece estar brava! Como pode uma professora ser bipolar? Ela estuda em uma escola do Estado, eu também estudei, mas não era tão ruim assim! Será que eu posso fazer algo em casa para ajudar no seu aprendizado?

Professora Linda disse...

Olá Rui Ricardo,
O método construtivista fez com que a educação desse uma guinada rumo à nova perspectiva de mundo, mas sozinho ficou um método vago sem conteúdo, por isso muitos prof. diziam "misturar" esse método com o tradicional.Atualmente, trabalhamos com esse método de uma forma "melhorada" ou mais completa, que é o método sócio interacionista, que respeita a cultura da criança bem como insere a educação formal tão necessária...qualquer dúvida, poste outro comentário ou entre em contato com meu e-mail.Espero ter ajudado!

Professora Linda disse...

Olá maezinha...
Peço que entre em contato no meu e-mail lindsay.professora@gmail.com, para que eu possa esclarecer suas dúvidas ok!