Com Jesus tudo fica muito melhor

Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens

24/06/2009

♥Esquema de avaliação formativa






Este é um esquema de avaliação formativa:








É encontrado no mesmo site postado na avaliação formativa 1.





♥Conversando sobre Avaliação formativa













"Avaliando descritiva e formalmente a criança"




As fichas de avaliação que são entregues aos pais são na verdade um resumo do que eu observo nas crianças.

Eu costumo anotar algumas atitudes e intervenções semanalmente ou de tempos em tempos realizadas com meus alunos, a fim de que eu trace uma linha de acompanhamento do amadurecimento dela para ela e dela para o global.No final do ano faço uma menção maior da criança para que a próxima professora tenha acesso.Eu não costumo usar um linguajar muito técnico ou descrever demais a criança nas avaliações que são entregues aos pais para evitar que se desinteressem.A eficácia da avaliação não está na quantidade de relatos mas na qualidade e objetividade com que é exposto.No meu caderno de observações individuais anoto integralmente o que foi observado na criança e sua aprendizagem para ser afixado ao portifólio.Para isso faço uso das avaliações formativas.Eu encontrei em um site que descreve bem o que , como e quando fazer essa avaliação.Confira:







Avaliação Formativa



A avaliação formativa não tem como objetivo classificar ou selecionar.

Fundamenta-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender.Este enfoque tem um princípio fundamental: deve-se avaliar o que se ensina, encadeando a avaliação no mesmo processo de ensino-aprendizagem. Somente neste contexto é possível falar em avaliação inicial (avaliar para conhecer melhor o aluno e ensinar melhor) e avaliação final (avaliar ao finalizar um determinado processo didático).
Se a avaliação contribuir para o desenvolvimento das capacidades dos alunos, pode-se dizer que ela se converte em uma ferramenta pedagógica, em um elemento que melhora a aprendizagem do aluno e a qualidade do ensino. Este, é para mim, o sentido definitivo de um processo de avaliação formativa.


Qual deveria ser então o sentido e a finalidade da avaliação?



Conhecer melhor o aluno: suas competências curriculares, seu estilo de aprendizagem, seus interesses, suas técnicas de trabalho. A isso poderíamos chamar de avaliação inicial.



Constatar o que está sendo aprendido: o professor vai recolhendo informações, de forma contínua e com diversos procedimentos metodológicos e julgando o grau de aprendizagem, ora em relação à todo grupo-classe, ora em relação a um determinado aluno em particular.
Adequar o processo de ensino aos alunos como grupo e àqueles que apresentam dificuldades, tendo em vista os objetivos propostos.



Julgar globalmente um processo de ensino-aprendizagem: ao término de uma determinada unidade, por exemplo, se faz uma análise e reflexão sobre o sucesso alcançado em função dos objetivos previstos e revê-los de acordo com os resultados apresentados.



A partir destas finalidades a avaliação teria as seguintes características:



A avaliação deve ser contínua e integrada ao fazer diário do professor: o que nos coloca que ela deve ser realizada sempre que possível em situações normais, evitando a exclusividade da rotina artificial das situações de provas, na qual o aluno é medido somente naquela situação específica, abandonando-se tudo aquilo que foi realizado em sala de aula antes da prova. A observação, registrada, é de grande ajuda para o professor na realização de um processo de avaliação contínua.



A avaliação será global: quando se realiza tendo em vista as várias áreas de capacidades do aluno: cognitiva, motora, de relações interpessoais, de atuação etc.e, a situação do aluno nos variados componentes do currículo escolar.



A avaliação será formativa: se concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.



"Melhora do Processo Ensino-Aprendizagem"



A avaliação não começa nem termina na sala de aula. A avaliação do processo pedagógico envolve o Planejamento e o Desenvolvimento do processo de ensino. Neste contexto é necessário que a avaliação cubra desde o Projeto Curricular e a Programação, do ensino em sala de aula e de seus resultados (a aprendizagem produzida nos alunos).
Tradicionalmente, o que observamos é o processo de avaliação reduzir-se ao terceiro elemento: a aprendizagem produzida nos alunos. No contexto de um processo de avaliação formativa isto não tem nenhum sentido. A informação sobre os resultados obtidos com os alunos deve necessariamente levar a um replanejamento dos objetivos e conteúdos, das atividades didáticas, dos materiais utilizados e das variáveis envolvidas em sala de aula: relacionamento professor-aluno, relacionamento entre alunos e entre esses e o professor.
Segundo Hoffmann (2000), avaliar nesse novo paradigma é dinamizar oportunidades de ação- reflexão, num acompanhamento permanente do professor e este deve propiciar ao aluno em seu processo de aprendência, reflexões acerca do mundo, formando seres críticos libertários e participativos na construção de verdades formuladas e reformuladas.
Se avaliar é sinônimo de melhorar, esta melhoria se refere ao aluno, ao currículo, ao professor e, em definitivo...à ESCOLA.













♥ Ficha de avaliação 1




"Esta é a ficha de avaliação que eu preparei para esse ano"







Essa ficha de avaliação é bem objetiva com uma linguagem que os pais entendem.As anotações mais amplas, eu faço em um caderno de desenvolvimento individual mais detalhado para cada criança onde abordo integralmente o desenvolvimento deles em áreas mais específicas.


15/06/2009

♥Alfabeto Ilustrado


Esse alfabeto eu retirei da minha coleção "letramento divertido" (5 e 6 anos) da Fapi.










































































Esse alfabeto eu retirei da net mesmo(não me lembro o site mas se verem por aí os créditos são dele!)





♥Alfabeto com figuras pra colorir




Alfabeto para colorir





























































As letras F e Q estão faltando,mas podem ser feitas manualmente retirando das letras E e O.acrescentando um tracinho.