Com Jesus tudo fica muito melhor

Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens

28/02/2013

Trabalhando NOME e SOBRENOME

UMA AULA DIFERENTE!

ENCONTRANDO AS LETRINHAS DO NOME NO TECLADINHO DO COMPUTADOR...











PROJETO PEDAGÓGICO:
Quem Eu Sou, Como Eu Sou...

Trabalhamos com nome e sobrenome

Inspirados na música de Toquinho "Todas as coisas tem nome"


Professora Linda.

Teatro na Escola


Teatro:
 O Leão e a Ratinha

Com Agripino (Alfa Produções)
















Professora Linda

A Importância do Brincar...


BRINCANDO EU APRENDO!!


REFERENCIAL TEÓRICO


  É através de brincadeiras que as crianças interagem com mais intensidade no ambiente em que está inserida. O aluno quando chega a escola traz em sua bagagem muitos conhecimentos adquiridos no cotidiano e que vem cheio de atividades lúdicas. Quando o educador faz uma atividade lúdica não importa apenas a realização da atividade e sim o momento que o aluno vive, o ato pedagógico a ação causada pela utilização do lúdico, em que é possível passar por momentos de fantasias estando dentro da realidade, promovendo momentos satisfatórios, conduzindo a educação, permitindo com que a criança tenha maior prazer em aprender.
  “Educar é conduzir de um estado a outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação. O ato pedagógico pode, então, ser definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tanto no nível do intrapessoal como no nível da influência do meio, interação essa que se configura numa ação exercida sobre sujeitos ou grupos de sujeitos visando provocar neles mudanças tão eficazes que os tornem elementos ativos desta própria ação exercida”. Libâneo (apud ARANHA, 2006, p. 31 – 32)
  A brincadeira e o jogo estão presentes em todas as fases de desenvolvimento da nossa vida, sendo o lúdico muito importante para o nosso desenvolvimento cognitivo uma criança e depois um adulto que não se permitem ou não tem ou tiveram a oportunidade de vivenciar muitos momentos de ludicidade acabam se tornando pessoas sem muitas criatividades. “Brincar é satisfazer necessidades com a realização de desejos que não poderiam ser imediatamente satisfeitos. O brinquedo seria um mundo ilusório, em que o desejo pode ser realizado”. (Vigostski 2007, apud NAVARRO, 2009, p. 2125)
  O brincar é tão importante que a criança consegue interagir com mais vontade, propriedade e sabedoria. Exemplo são as aulas de matemática onde o educador utiliza além de outros recursos didáticos a música, permitindo que o seu educando possa interagir com os outros colegas de sala, ou seja, torna o ambiente social escolar, em um espaço onde estudar matemática acaba se tornando uma situação prazerosa.
  Toda criança gosta de música. Os professores, muito frequentemente, ensinam cantigas aos pequenos, geralmente acompanhadas de danças, gestos e expressões (coreografia) e reconhecem que a musica favorece a sociabilidade, o respeito-mútuo e a cooperação, melhora a coordenação motora, a atenção e a comunicação. Além do canto propriamente dito, muitas outras atividades lúdicas, abrangendo o universo sonoro e musical da criança, podem ser promovidas com o intuito de construir seu pensamento lógico-matemático. (Revista do Professor, 2009, p. 5).
  A Educação é algo imprescindível na vida do ser humano e é na Educação Infantil primeiro e principalmente que a criança vivência com maior intensidade o lúdico e cabe ao Educador(a) planejar as aulas sempre utilizando materiais adequados e também um espaço educacional que permita maior interação da criança com o universo escolar proporcionando ao educando prazer pela escola, pela educação. “As brincadeiras musicais representem um inestimável benefício para a formação da personalidade da criança, contribuindo para reforçar todas as áreas do pensamento infantil”. (SMOLE, apud Revista do Professor, 2009, p.5).
  No brincar o jogo é muito importante, sendo a escola fundamental pela seleção de jogos para que possa ser enriquecido cada vez mais o ato de ensino-aprendizagem. Por meio da brincadeira a criança envolve-se no jogo e também sente que é importante vivenciar a partilha e atividades em grupo com os colegas.
  “É fundamental que se assegure à criança o tempo e os espaços para que o caráter lúdico do lazer seja vivenciado com intensidade capaz de formar a base sólida para a criatividade e a participação cultural e, sobretudo para o exercício do prazer de viver, e viver, como diz a canção... como se fora brincadeira de roda...” http://ludicidade-e-educao.blogspot.com (MARCELINO, NELSON.C.,1996.p.38)
  Uma criança que tem oportunidade de está inserida em um espaço que lhe proporciona desenvolvimento da criatividade terá mais chance de ser um, adulto sem “medo” de se expressar em publico, pois o lúdico permite uma, maior interação com o social. “É importante oferecer a criança ambientes agradáveis onde se sinta bem e a vontade, pois a criança deverá se sentir como integrante do meio em que está inserida”. http://ludicidade-e-educao.blogspot.com (FERREIRO 1998).
  A família é fundamental para o desenvolvimento da criança e de grande importância, principalmente no ato de contar histórias, o que reflete como uma ótima situação de aprendizagem no momento em que a criança começa as suas aulas na escola, o que também facilita o processo de construção do conhecimento em que o professor(a) é facilitador. “O papel do professor de Educação Infantil é de suma importância. E ele sendo um professor-contador pode contribuir ainda mais para com o aprendizado de seus alunos”. (Revista do Professor, 2009, p.5).

(Portal São Francisco)


Então as nossas brincadeiras:

Parquinho com areia...




Pátio com brinquedos...












 
...Na escola...
 
 
Professora Linda

Turma Completa Infantil 04 2013

DIA DE CASA CHEIA!!!
NOSSA TURMINHA SEM TIRAR NEM PÔR!!

Essa é a nossa escolinha...





Fazendo as atividades...



O Trenzinho da Alegria...



Amo todos vocês...

Professora Linda!

Lanche Coletivo


HUMMMMM! Que delícia!
Lanchinho Compartilhado para encerrar a semana de volta as aulas!!












Professora Linda

PALHACINHO ARTICULADO

Um brinquedinho feito pelas mão das crianças:

Professora Linda e Tia Erandi
Turma Infantil 04






Professora Linda