Com Jesus tudo fica muito melhor

Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens

18/06/2010

SEMANA DA FAMÍLIA

PROJETO:




"SEMANA DA FAMÍLIA"




Desenhos para colorir da família


































Veja exemplos de Projetos envolvendo a família neste blog !



Lindsay.

desenhos para colorir de Natal

DESENHOS PARA COLORIR DE NATAL


































Projeto Símbolos Nacionais : Bandeira




Dia da Bandeira






"19 de Novembro"



História do Dia da Bandeira




O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.




Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.




Curiosidades sobre a bandeira brasileira:

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.




- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.




- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.




HINO À BANDEIRA




Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da
Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o
afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser! Recebe o
afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!Recebe o
afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil




DESENHOS PARA COLORIR...
























Semana da Vovó

Projeto Pedagógico "Família"
"Comemoração do Dia da Vovó"
26 de julho




APRESENTAÇÃO:
Durante a semana que corresponde ao Dia da vovó em 26 de julho, preparei algumas atividades muito especias para essas pessoas que merecem todo o nosso respeito pela experiencia de vida e conselhos maduros que sempre nos dão.


OBJETIVO:
Promover o respeito pelas pessoas idosas em geral, em conveniencia com o estatudo que protege a pessoa idosa.


SOBRE O ESTATUTO:
(Entrar no link abaixo)

http://www.sintufrj.org.br/jornais_antigos/600/jornal600encarte.pdf



DESENVOLVIMENTO:
Durante essa semana, as atividades serão voltadas ao convívio e interação de nossas crianças com as vovós ou pessoas idosas.
Sabendo que algumas crianças não têm ou tiveram a oportunidade de conhecer seus avós, as atividades promoverão o convívio com outras dessas pessoas , onde sabemos que a partir dessa experiencia será possível alcançar nosso principal objetivo.
Então, no primeiro dia, nada melhor que uma abrangente conversa informal sobre o assunto para até mesmo sabermos onde vai as ideais de nossas crianças quanto ao tema´.Para crianças maiores que já sabem redigir uma redação, seria o momento de colocar no papel essa primera "ideia".
No segundo dia, uma entrevista com a vovó é o mais propício onde as perguntas partirão das curiosidades vindas das crianças sobre suas vovós.As perguntas poderão ser em relação a infancia, brincadeiras da época, receitas preferidas, etc.
O terceiro dia pode ser destinado aos trabalhos com o texto: Estatuto do idoso. Neste momento a leitura e reflexão podem gerar uma aula muito especial no que tange o respeito ao próximo e direito humanos.É legal confeccionar um mural ou cartaz expositivo em um local onde toda a escola possa visualizar que contenha figuras, frases de apoio, etc.
Para o quarto dia, nada melhor que uma visita a uma instituição voltada ao idoso, como asilo por exemplo.Lá, as crianças poderão conversar, realizar entrevistas, adquirir experiencias de vida além de fazer companhia.Pode-se fazer um roteiro com as crianças para esse passeio.
No quinto e ultimo dia, as vovós são convidadas para um café da manhã todo especial com seus neto na escola onde participarão de atividades que podem variar de pintura em tela à confecção de toalhas ou panos de pratos com molde vasado.É claro que as receitas serão preparadas a partir dos gostos das vovós.

Aqui vão algumas atividades escritas de sugestão:
(Os sites estão elencados)










http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-familia-para-colorir.html




Conclusão:
Após esse período, é recomendado que se faça outra redação com a nova visão das crianças sobre esse tema.A grande problamatização é a questão levantada a cerca do respeito aos idosos.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida ou mais sugestões, reporte-se ao meu e-mail:
Beijinhos estalados!

Projeto "Dia do amigo"

Projeto "Dia do Amigo"

Nesta altura do ano letivo, as crianças já se adaptaram ao convívio escolar e estão integrados ao universo que o envolve.Nesta perspectiva, esse projeto objetiva valorizar conceitos e princícpios importantíssimos ao convívio humano que é a socialização com o outro.

Como a escola é um espaço de apropriamento ao conhecimento elaborado, onde têm-se contato com as multiplicidades principalmente étnicas, neste projeto onde cada aluno deverá trazer um colega do seu convívio domiciliar, esse aspecto é relevantemente trabalhado e as regras de boas maneiras sociais gerais são assim estabelecidas de forma mais prática.

Nesta semana que se comemora o dia do amigo é importante que haja um trabalho em torno do respeito à diversidade e além do que isso, a convivência com ela, de forma humanizada.

Então funciona assim...

Durante toda a semana são elaboradas atividades relacionadas à valorização do seu próximo.É elencado a importância de se viver em comunidade dentro da nossa sociedade.

Abaixo estão relacionadas algumas dessas atividades que podem ser trabalhadas em qualquer faixa etária, afinal, quanto mais cedo desenvolver valores melhores cidadãos a escola formará.Vamos lá:
  • Pedir que os alunos formulem ou pesquisem frases sobre amizade;

  • Confeccionar um mural com as fotos dos alunos e pedir que outro aluno deixe uma mensagem ou dedicatória para aquele da foto(é legal fazer sorteio);

  • Promover um espaço na sala de aula ou em qualquer outro local da escola onde os alunos possam ir e vir frequentemente, pode ser a biblioteca por exemplo, e desenvoler a brincadeira "Meu amigo Anjo" ( ou meu amigo oculto), onde os alunos deixarão mensagens ou até mesmo brindes para seus amigos ocultos, vai da imaginação da garotada!Neste caso, estipula-se um dia para as apresentações;

  • Vale também apreciar a parte teórica com pesquisas sobre o tema.É muito legal o lado filosófico deste assunto promovendo assim uma interdisciplinariedade;

  • Um passeio para integração dos alunos também é uma boa alternativa.Aqui na Grande Vitória/E.S temos muitos lugares bacanas como o Horto em Maruípe e Pedra da Cebola(Vitória) para um pique-nique ou gincana;

Dependendo do interesse dos alunos muitas outras ideias vão fluindo e esse projeto pode até durar bem mais que uma semana apenas.

Esse tipo de projeto visa promover a solução para problemáticas que muitas escolas sofrem, como a violência e o bulling (ofensa a uma pessoa nas escola), por exemplo.

Culminância...

Com todas as atividades concluídas, nada melhor que colocar em prática tudo aquilo aprendido e apreendido nesse contexto e marcar uma data para uma grande festa onde cada aluno deverá trazer um colega para as dependências da escola.
Na educação infantil, é bom tornar essa oferta mais atrativa com cama elástica, pipoca, algodão doce...

Já no ensino fundamental e até mesmo no ensino médio, o interessante é reunir as opiniões dos próprios alunos sugerindo atrativos que mais agradam.

Se a escola não tem verba para arcar com as dispesas, a ideia é realizar uma festinha american, onde cada uma traz um pouquinho e noi final acab sempre multiplicando.Assim também é trabalhado os conceitos vistos durante o projeto.

Abaixo algumas atividades para xerocar:

(Figuras do site: Super Collorings)



















Até a próxima...