Com Jesus tudo fica muito melhor

Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens

23/02/2010

♥Cartaz de alfabeto



Olha que lindo que eu achei no site:

Eu já imprimi !!!Este site tem um monte de alfabetos interessantes!!Vale a pena conferir!

16/02/2010

♥Trabalhando acolhida nos primeiros dias de aula♥

Olá,coleguinhas!



Hoje vou postar um projetinho muito joia que vamos iniciar o ano letivo de 2010 na nova escola que estou trabalhando.Trata-se dos primeiros dias de aula...espero que leiam e gostem!Não esqueçam de comentar para eu poder melhorar mais e mais!



Projeto Pedagógico:



"Acolhida com a turma do Cocoricó"

♥ Introdução:
Como sabe-se a educação infantil é primeira fase social da criança fora do contexto familiar.Por isso é interinamente previsível que ao primeiro instante desta "separação" ,seja para criança algo hostil e frustrante,principalmente na fase "infantil III" ,cuja idade corresponde à três anos onde é normal o temperamento egocêntrico,pois vê as pessoas como objeto sem sentimentos ou vontade própria.
Visando amenizar este impacto,durante o primeiro trimestre letivo iremos trabalhar a acolhida e adaptação com a "Turma do Cocoricó".


♥Justificativa:

Este tema foi escolhido devido o seu conteúdo, que possui grande expressão cultural e valorização dos conceitos de família que são tãoimportantes neste princípio.

Visto que as crianças vêm de um contexto social bem agressivo e violento onde são acostumadas a conviverem com atos de violencia seja na televisão através de desenhos ou em seu próprio contexto familiar, a Turma do Cocoricó passa a imagem de ludicidade e "calma" .

Seus desenhos são compostos por "coisas de criança" como medos , alimentação , desobediencias e outros...

O tema a ser trabalhado será embasado na trilogia da "Turma do Cocoricó" e do livro de historinha da turma.

♥Objetivo:

Tornar o período de acolhimento e adaptação mais suave para criança trabalhando diversos hábitos , costumes e demais ítens necessários que abrange este período através da "Turma do Cocoricó".

♥ Desenvolvimento:

A primeira semana é literalmente voltada à adaptação da criança e por isso deve ser preparada e planejada para que esse período seja o mais ameno e prazeroso.

Segue abaixo um roteiro de cinco dias que foram compreendidos de segunda a sexta- feira...

1º dia:

Pintar e decorar a máscara com personagens do Cocoricó.

Neste primeiro dia as atividades podem ser mais resumidas e dentro da sala de aula. Esse aspecto é importante pois possibilita a criança ter referencias pelas quais precisará durante todo o ano letivo, como por exemplo onde fica sua sala e quem é a sua professora.

Também no primeiro dia, quando a criança apresenta choro é bom que haja permanencia de algum familiar ou pessoa do convívo e aos poucos deve-se trabalhar a questão dessa separação.Mas esse é um Artigo que eu vou postar numa próxima ocasião!












2º dia:

Como as crianças já estão um pouquinho familiarizadas com a professora e sua sala de aula, nada melhor que conhecer os outros coleguinhas que estudam nas outras salinhas. Portanto neste intuito um grande "Baile a Fantasia" com todas as salas no pátio é bem sugestivo e apropriado para essa ocasião!

















3º dia:

voltando para as atividades em sala de aula, a opção da vez é interação com Seção de cinema com pipoca...Hum!








4º dia:

Até agora já fizemos várias atividades envolvendo tipos diferenciados de adaptação e acolhida.Para aprimorar e estreitar esses laços um banho de mangueira é indicado e as crianças amam esses momentos.Se divertem bastante e se soltam ajudando a sociabilidade e integração.Lembre-se de enviar um recadinho com antecedência pedindo roupa de banho e toalhas com nome, além de uma roupinha reserva no caso de se molharem, afinal Educação Infantil é assim mesmo!













Com salada de frutas...
















5º dia:

Para encerrar a semana com chave de ouro um passeio no parque ou algum lugar fora da escola.Muitas pessoas acham cedo demais promover um passeio logo nos primeiros dias de aula pois as crianças ainda podem não reconhecer voz de comando da professora, mas se há um trabalho legal em relação a esse aspecto com brincadeiras que possibilitam esse reconhecimento(como morto -vivo por exemplo) não existem restrições, é só diversão!











E assim foi nossa primeira semana de aula...